Consequências da violência no âmbito educativo

Autores/as

Palabras clave:

Violência escolar, Maltrato escolar, Consequências bullying escolar.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar as consequências da violência entre adolescentes no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática e análise crítica dos resultados, segundo o método PRISMA-NMA. As bases de dados utilizadas foram Dialnet, Redalyc e SciELO, dos quais foram selecionados 20 artigos científicos, que relatam uma amostra geral e total de 14.532 alunos, a maioria dos quais, 35% cursando o ensino médio. 40% das investigações realizaram estudos empíricos, seguidos em menor medida por outros desenhos metodológicos. Os resultados afirmam que a violência escolar afeta a inteligência emocional, o desempenho acadêmico, a autoestima e o estado socioemocional dos alunos, podendo levar à depressão e ao suicídio. Concluiu-se que as consequências da violência escolar impactam a saúde psicológica e ameaçam a integridade física dos alunos.

Biografía del autor/a

Suzy Medrado, Universidad de Flores

Licenciada en Letras por la Universidade Estadual da Bahia- UNEB  (Brasil), maestría en Educación por la Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT (Portugal), Doctora en Psicología Social por la Universidad Kennedy- UK (Argentina), alumna del Posdoctorado en Psicolgía con orientación para la Metodología de Revisión. Profesora de la red Estatal de Educación de Bahía y de la red de enseñanza del municipio de Queimadas BA, Brasil, Asesora de trabajos acad´emicos. 

Citas

Ángel Gutiérrez, N. (2019). Análisis bibliográfico de las características y consecuencias de los roles desempeñados en la violencia escolar: agresores, víctimas y observadores. Apuntes de Psicología, 36 (3), 181-190.

*Acosta-Pérez, Paúl; Cisneros-Bedón, Jorge. El Fantasma del Acoso Escolar en las Unidades Educativas Particulares de la ciudad de Ambato. CienciAmerica, Quito, v. 8 n. 1, p. 74-89, 2019.

*Aristimuño, Adriana; Noya, Juan Carlos. (2015). La convivencia escolar y el fenómeno del bullying en la enseñanza secundaria de Uruguay. un estudio de caso. Páginas de educación, v. 8, n. 2, p. 201-224.

Bentovim, A. (2000). Sistemas organizados por traumas: El abuso físico y sexual en las familias Paidós.

*Bosa, Maribel Romero; Bohorquez, Maria Cristina Cuevas; Olarte, Christian Ferney Parra; Malaver, Jennifer Katherine Sierra. Diferencias por sexo en la intimidación escolar y la resiliencia en adolescentes. Psicologia Escolar Educacional, v. 22 n. 3, p. 519-526, 2018.

Cañas-Pardo, E. (2017). Acoso escolar: características, factores de riesgo y consecuencias. Revista Doctorado UMH, 3 (1), 7-7.

* Cardozo-Rusinque, Aura Alicia; Martínez-González, Marina Begoña.; La Peña-Leiva1, Adriana Angélica.; Avedaño-Villa, Inírida.; Crissien-Borrero, Tito José. (2019). Factores psicosociales asociados al conflicto entre menores en el contexto escolar. Educação & Sociedade, n. 40, p. 1-20, 2019.

* Conde Vélez, Sara; Ávila Fernández, José Antônio. "El maltrato escolar en centros de educación primaria en la provincia de Huelva (España)". Psicodebate, v. 18, n. 1, p. 51-71, 2018.

Crespo-Ramos, Samuel, Romero-Abrio, Ana, Martínez-Ferrer, Belén, & Musitu, Gonzalo. (2017). Variables psicosociales y violencia escolar en la adolescencia. Psychosocial Intervention, 26 (2), 125-130.

* Fuentes Chacón, Rosa Maria; SIMÓN SAIZ, Maria José; Garrido Abejar, Margarita; Diaz Valentín, Maria José; Serrano Parra, Maria Dolores; Yubero Jiménez, Serrano. Ser víctima de bullying: prevalencia y factores de vulnerabilidad en adolescentes. Rol de enfermería, v.43, n.3, p. 192-199, 2020.

* Garaya, Rosa Maria Varela, ÁVILA, Maria Elena; MARTÍNEZ, Belén. Violencia escolar: Un análisis desde los diferentes contextos de interacción. Psychosocial Intervention, v. 22, n. 1, p. 25-32, 2013.

* Gutiérrez Ángel, Nieves. Repercusiones Emocionales de la Violencia Escolar: Influencia en la Inteligencia Emocional [Emotional Repercussions of School Violence: Influence on Emotional intelligence]. Acción Psicológica, v. 16, n. 1, p. 143–156, 2019.

* Larrota Medrano, Karina; Esteban Márquez, Raquel; Ariza Díaz, Yesika; Redondo Pacheco, Jesús. Luzardo Briceño, Marianela. Ideación suicida en una muestra de jóvenes víctimas de cyberbullying. Psicoespacios, v. 12, n. 20, p. 19-34, 2018.

Losada, Analía Verónica. (2011). Abuso Sexual y Patologías Alimentarias. Tesis Doctoral. Pontificia Universidad Católica Argentina.

Losada, Analía Verónica, Latour, María Inés (2012). Resiliencia. Conceptualización e investigaciones en Argentina. Psiencia Revista Latinoamericana de Ciencia Psicológica, 4(2), 84-97.

Losada, Analía Verónica, Otero, María Victoria (2016). Pilares de resiliencia en policías, ante una discapacidad física adquirida en acto de servicio. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP, 14(2), 334-351.

* Lucas-Zambrano, Ana Thalía; Luque-Alcívar, Karina Elisabeth; Lucas-Zambrano, Maria de los Ángeles; Zambrano-Álava, Alex Paúl. El maltrato emocional en el rendimiento académico de los educandos. Dominio de las ciências, v. 6, n. 3, p. 967-983, 2020.

Lugones Botell, M., & Ramírez Bermúdez, M. (2017). Bullying: aspectos históricos, culturales y sus consecuencias para la salud. Revista Cubana de Medicina General Integral, 33(1), 154-162.

* Medina Cascales, José Ángel; Reverte Prieto, Maria José. Violencia escolar, rasgos de prevalencia en la victimización individual y grupal en la Educación Obligatoria en España. Estudios y Experiencias en Educación, v. 18, n. 37, p. 97-110, 2019.

* Olivera-Carhuaz, E.; Yupanqui-Lorenzo, D. Violencia escolar y funcionalidad familiar en adolescentes con riesgo de deserción escolar. Ciente, v. 7, n. 3, p. 3-13, 2020.

* Olvera, Adriana Caro; Gutiérrez, José Alfonso Lima. Política educativa, violencia y convivencia escolar. La experiencia en dos escuelas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. v. 28, n. 107, p. 314-334, 2020.

* Orozco Vargas, Arturo Enrique; Mercado Monjardín, Maria del Rocío. Impacto multifacético del ambiente familiar en situaciones de violencia escolar en hombres y mujeres. Psicologia Escolar Educacional, v. 23, p. 1-10., 2019.

* Páez Esteban, Astrid Nathalia; Torres Contreras, Claudia Consuelo; Ortiz Rodríguez, Sandra Patrícia; Campos de Aldana, Maria Stella; Duarte Bueno, Laura María; Niño de Silva, Beatriz Andrea del Pilar. Acoso escolar en adolescentes: rol, tipo de violencia y determinantes. Revista da escola de enfermagem, n. 54, p. 1-9, 2020.

* Pérez-Virtus, A., Larrondo-Ureta, A. Menores, bullying y suicidio. Un análisis de caso a través de los medios digitales de referencia en España. Correspondencias & Análisis, n. 8, p. 55-74, 2018.

Pérez, C. Y. S. (2017). El acoso y violencia escolar en el sistema de educación nacional. Sinergias educativas, 2(1), 20-30.

Perrone, R. (2012). El síndrome del Ángel: Consideraciones a propósito de la agresividad. Paidós.

* Santiago, Resett. Estabilidad de ser victimizado, ser agresor, problemas emocionales y de conductas en adolescentes. ¿estabilidad o cambio? Interdisciplinaria, v. 35, n. 2, p. 341-362, 2018.

* Stéfano Barbero, Mathias. (2017). Hacerse hombre en el aula: masculinidad, homofobia y acoso escolar. Cadernos pagu, n. 50, p. 1-28.

* Vega López, Maria. Guadalupe; González Pérez, Guillermo Julián., Valle Barbosa, Maria Ana; Flores Villavicencio, Maria Elena; Vega López, Augustín. Acoso escolar en la zona metropolitana de Guadalajara, México: prevalencia y factores associados. Salud colectiva, v. 9, n. 2, p. 183-194.

* López, Veronica; Litichever, Lucía; Valdés, René., CEARDI, Andrea. (2019). Traduciendo políticas de convivencia escolar: Análisis de dispositivos sociotécnicos en Argentina y Chile. Psicoperspectivas, v. 18, n. 1, p. 1-15.

Worchel, S; Cooper, J.; Goethals, G. R.; Olson, J. M. (2002). Psicología Social. Madrid: Thomson Editores Paraninfo.

Publicado

2024-07-22

Cómo citar

Medrado, S., Lanuque , A., Caruso, J. M., Marmo, J., & de Souza Godinho, S. . (2024). Consequências da violência no âmbito educativo. Calidad De Vida Y Salud, 17(1), 53-69. Recuperado a partir de http://revistacdvs.uflo.edu.ar/index.php/CdVUFLO/article/view/413

Número

Sección

Artículo de Revisión

Artículos más leídos del mismo autor/a